segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Bíblia permite a doação de sangue?


Algumas religiões se utilizam dos versículos bíblicos abaixo para condenar a transfusão de sangue:

Levítico 3:17
"17 Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis."

Levítico 17:10-11
"10 E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo.
11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma."

Em primeiro lugar, o sangue nesses versos referido é o sangue de ANIMAIS e não o sangue HUMANO. Em segundo lugar, o que esses versos dizem é que não se pode COMER o sangue, ou seja INGERIR (via oral, pela boca), não se referindo em momento algum ao ato de INJETAR sangue (via venal, pela veia).


Outro ponto que é importante ressaltar, é que na época em que a bíblia foi escrita, nem existia transfusão de sangue, para que isto pudesse ser proibido expressamente, mas a sabedoria divina já alertava que a ingestão de sangue de animais faz mal à saúde.


Aproveitando estes versos, podemos perceber que o sangue, na bíblia, é um símbolo da VIDA. Com isto em mente leia o versículo abaixo:

I João 3:16
"16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos."

Podemos então compreender que se Cristo derramou o seu sangue por nós para nos doar a vida (pois o sangue simboliza a vida), nós também hoje podemos doar a nossa vida aos nossos irmãos ao fazer transfusão de sangue, sem medo de estar fazendo algo contrário à vontade de Deus.


Outro aspecto que pode ser analisado é que: se uma pessoa perdida está à beira da morte precisando de sangue, é preferível que ela morra perdida por causa de uma transfusão de sangue? ou Deus prefere que ela receba a transfusão de sangue e tenha mais uma oportunidade de conhecer o evangelho.


É claro que Deus prefere a segunda opção!


Portanto devemos deixar de lado qualquer fanatismo que coloque a vida em segundo plano, por que Deus coloca a vida sempre em primeiro plano!

Fonte:
Programa "Na Mira da Verdade"