domingo, 26 de setembro de 2010

Doces de Cosme e Damião

Nesta última semana o estudo da Lição da Escola Sabatina foi muito especial pois desvendou alguns dos mistérios que são difíceis de entender nas cartas de Paulo e que muitas religiões aí fora usam como base para ir contra a doutrina do sábado e contra a doutrina das carnes imundas (2 Pedro 3:15-16 "... como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.").

[Se você não estudou esta lição, assista ao respectivo estudo no programa Lições da Bíblia da TV Novo Tempo clicando aqui. São 4 partes, mas a primeira já aponta para as próximas.]

Só que, durante a semana que passou pudemos verificar que Paulo, na verdade, estava se referindo a carnes oferecidas a ídolos (e não a carnes imundas) e aos dias de feriados judaicos (e não ao dia de sábado).

Logo eu pensei: "podemos aplicar o mesmo princípio das carnes aos doces de Cosme e Damião?"

Depois deste entendimento recebido na lição, não vejo problemas de aceitar um saco de doce, ainda que com o desenho dos ídolos católicos estampado, vindo de uma pessoa conhecida. Deste modo não iremos ferir a consciência moral da pessoa que lembrou de mim naquele dia, de acordo com o que ela acredita em seu pouco conhecimento da Bíblia (ver I Coríntios 8: 12 "E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais").

Eu realcei as palavras ACEITAR e CONHECIDA para dar mais uma explicação: nós não devemos no dia de Cosme e Damião incentivar as nossas crianças a saírem pelas ruas a correr atrás de doce de Cosme e Damião (como as crianças americanas fazem no Halloween). É muito diferente ACEITAR de alguém, tendo em nossa consciência que aqueles doces são os mesmos doces da confeitaria, mesmo que para quem os deu eles tenham sido oferecidos a ídolos ou tendo feito parte de promessas, e assim por diante.

A palavra CONHECIDA, realçada no texto acima refere-se a "de quem você aceita receber esses doces", pois não devemos permitir que nossas crianças aceitem sacos de doces de Cosme e Damião entregues por pessoas que passam de carro ou de pessoas desconhecidas, pois aí já é uma questão de procedência do alimento que nós já não temos como saber qual foi a higiene aplicada ao manipulá-los.

O mesmo princípio se aplica às danças de quadrilha nas Festas Juninas, que também são claramente festas oferecidas a ídolos católicos (Santo Antônio, São João e São Pedro). Não é correto que nossas crianças comemorem o dia desses ídolos católicos com festas e danças. Porém, não esquecendo de respeitar a fé do irmão, não pecando contra a sua falta de conhecimento da Palavra de Deus.

Tudo isso foi estudado buscando não julgar o irmão por quem Cristo morreu na cruz do calvário (I Coríntios 8:11 "E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.").

Esta é a conclusão a que eu particularmente cheguei e não necessariamente reflete a opinião oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Amém.