segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Se Deus disse que somos salvos pela fé, por que devemos seguir tantas regras do que comer, vestir, guardar o sábado etc?

Esta é uma pergunta extremamente importante.

Para entender bem este assunto, sugiro que voltemos ao tempo em que não havia ainda necessidade de salvação. O Éden.

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16 e 17

Observe que antes do homem pecar, já havia regra a ser seguida. Deus condicionou a vida eterna do homem e da mulher à sua obediência. Esse é o princípio do reino de Deus, obediência voluntária.

Muitas pessoas pensam que o problema do pecado é a morte, mas se lermos atentamente Genesis 3:22 e 23 temos:

“Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.”

Observe que, se o problema fosse a morte, Deus apenas precisaria permitir que o homem e a mulher comessem do fruto da arvore da vida. Mas o problema real foi a “habilidade” que o homem adquiriu de desobedecer às ordens divinas. Coisa que até então ele nunca tinha feito.

Deus precisava agora salvar o homem não da morte, mas do pecado. (Mateus 1:21) Para isso Cristo veio, viveu e morreu, pagando o preço que o pecado exigia. Morte.

Para que eu seja salvo de todos os pecados que já cometi em minha vida, tenho que crer e aceitar o sacrifício de Cristo. Ter fé que Seu sacrifício foi pleno e suficiente para redenção dos meus pecados. Então, pela fé, sou salvo. Eu não posso fazer absolutamente nada para que meus pecados sejam apagados. Por isso somente o sacrifício de Cristo que me é imputado pela fé tem poder de me salvar.

Uma vez salvos, voltamos à condição inicial de Adão e Eva. Ou seja, obediência.

Ninguém pode afirmar que antes do pecado Adão obedecia a Deus para ser salvo. Ora ele nem precisava de salvação, pois, vivia em obediência. Da mesma forma, quando nós somos regenerados pelo sacrifício de Cristo, devemos viver em obediência, pois isso é natural para todos que vivem no Reino de Deus.

Os anjos não obedecem a Deus para serem salvos. Os seres de mundos não caídos não obedecem a Deus para serem salvos. Depois de sermos salvos, somos integrados a esse reino, então, naturalmente, vivemos em obediência.

Como diz uma frase muito conhecida: “não obedecemos para ser salvos, obedecemos por que já fomos salvos.”

Pense nisso e deixe o Espírito Santo falar em seu coração qual passo você deve tomar.